Regulamento Interno

Art.1 – A DaMusTeArtes e a Escola de Música Maestro Samuel Santos promovem atividades tão diversas como a Dança Contemporânea, Ballet, Música, o Canto, o Teatro e a produção Áudio. Tem como objetivo específico proporcionar a crianças, jovens e adultos a aprendizagem das disciplinas e atividades por ela promovidos e, como objetivo geral a promoção cultural e a sensibilização artística do meio.

Art.2 – As disciplinas na área de música são compostos por aulas teóricas e práticas, sendo orientadas segundo metodologias próprias.

Art.3— As aulas são uma vez por semana, presencialmente ou por videoconferência e têm duração de 55min. Com exceção de  Teatro para adultos que é de 90 minutos e Pontas 30 minutos.

Art.4 – Durante o presente ano letivo serão lecionadas aulas de Canto, Coaching Vocal, Guitarra, Piano, Piano Jazz, Órgão Litúrgico, Guitarra, Baixo, Percussões, Bateria, Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Saxofone, Flauta Transversal, Tuba/Bombardino, Trompa, Trompete, Gaita de Foles, Flauta Irlandesa, Acordeão, Concertina, Formação Musical, Expressão e Educação Musical, Música para Bebés, Combo, Produção e Tecnologias da Música, Análise e Técnicas de Composição, Ballet, Pontas, Dança Contemporânea e Teatro.

Art.5 – Horários: são definidos tendo como critério a conciliação entre as preferências do Aluno e as vagas existentes na Escola.

Art.6 – Para a inscrição é necessário o preenchimento de uma ficha de inscrição e Cartão de Cidadão.

Art.7 – A inscrição/renovação é efetuada a partir do mês de julho do ano letivo anterior, não sendo restituído o seu valor em caso de desistência.

Art.8 – O pagamento das mensalidades decorre de 1 a 8 de cada mês, sendo que, após esta data, acrescerá 10% sobre o valor da mensalidade em atraso. Caso o referido pagamento não seja efetuado até ao último dia do mês correspondente, a inscrição poderá vir a ser anulada.

Art.9 – A mensalidade do mês de Julho, será paga de 01 de Janeiro a 08 de Junho, na razão de 1/6 mensalmente.

Art.10 – A DaMusTeArtes e a Escola de Música Maestro Samuel Santos assumirão por completo a reposição de aulas pelas quais tenha sido responsável, incluindo as faltas dos professores. As faltas dadas pelos alunos, mesmo que justificadas, não invalidam a obrigação de pagamento integral das mensalidades dos meses correspondentes, nem obriga a escola a repor as aulas. Havendo disponibilidade de horário, por parte dos professores, as aulas poderão ser repostas.

Art.11 – Os alunos de piano, órgão e de bateria usufruem do material existente na instituição, no caso dos restantes instrumentos, os alunos terão de trazer o seu próprio.

Art.12 – Início de atividades a 1 de Setembro de 2020. Encerramento a 29 de Julho de 2021.

Art. 13 – Suspensão de atividades: Nas férias de Natal, entre os dias 24 dezembro e 01 janeiro, na 2ª, 3ª e 4ª de Carnaval, nas férias da Páscoa (de 29 março a 05 abril). Nos Feriados  Nacionais. Assim como nos seguintes dias:  09, 11 de junho e 07 de julho.

Art.14 – Os alunos inscritos em 2 instrumentos beneficiam de um desconto de 3 euros sobre a mensalidade.

Art.15 – Em caso de um segundo elemento do agregado se matricular na Escola num Instrumento paga 50% do valor da Inscrição/Renovação e tem um desconto de 3 euros na mensalidade.

Art.16 – A Escola realizará duas audições públicas anuais, uma em cada semestre, sendo que estas não são obrigatórias. Antes de cada Audição, as aulas decorrerão como habitualmente. Os ensaios decorrerão em horário a combinar.

Art17—Dentro da atividade artística o aluno poderá ainda ser convidado a integrar elencos para espetáculos e concertos promovidos pela Escola.

Art.18 – O aluno tem à escolha 3 módulos de ensino de curso livre para todas as disciplinas, designados por: Plano A, Plano B e Plano C. O primeiro plano coincide com a formação preparatória e iniciação. O plano B corresponde ao momento de desenvolvimento. O plano C destina-se à preparação superior provendo apoio em performance, preparação e encaminhamento profissionalizante. Os seguintes planos seguem o programa oficial aplicado no paralelismo pedagógico no nosso país.

Art.19—No final de cada trimestre letivo cada aluno receberá um certificado interno com avaliação, descriminando o trabalho teórico e prático desenvolvido durante o período. Afim de, suprir a necessidade, de certificação dos estudos efetuados, foram estabelecidos, protocolos com entidades superiores, instituições, docentes do ensino superior e com a Associated Board of the Royal Schools of Music e Royal Academy of Dance.

Para certificação dos estudos desenvolvidos, cada aluno terá, a possibilidade de se submeter a um exame interno averbado por docentes convidados com qualificação superior na área, depois de três momentos de avaliação ou proporem-se em cada ano letivo a exame pela Associated Board of the Royal Schools of Music ou Royal Academy of Dance. Não sendo obrigatória a escolha de um destes módulos, é no entanto aconselhável, para um maior rigor avaliativo.

Art.20 – No caso de desistência, a Escola deverá ser notificada com a antecedência de 30 dias.

Diretor Pedagógico: Maestro Samuel Santos

A Presidente: Sandra Araújo