Coral Vox Cantabile

 

Cvox logo

 

coralvoxcantabile@gmail.com

coral.voxcantabile@facebook.com

O coral Vox Cantabile é um projeto com independência organizativa e artística integrado na Escola de Música Maestro Samuel Santos. A 4 vozes mistas o Coral pretende preencher um espaço cultural privilegiado, tendo como objetivos, promover a música vocal, a cultura e a cidade da Maia. Composto por um variado leque de elementos de várias faixas etárias, dedica-se à interpretação de repertórios sacros e profanos de todas as épocas, com maior incidência para a música ocidental. O rigor e a qualidade são predicados indispensáveis neste projeto. O coral tem as portas abertas a todos quantos desejam encontrar um espaço musical completo num ambiente artístico por excelência, sem descurar um ambiente social extraordinário. O nome Vox Cantabile advém de duas palavras de idiomas diferentes: VOX em latim que significa voz, Instrumento base deste projeto. CANTABILE que significa cantável, pronto a cantar. A alegria associada ao termo reflete a filosofia da escola, sendo o ato de cantar uma forma de exteriorizar sentimentos e emoções.

Tem colaborado e realizado inúmeros espetáculos de carácter benemérito e filantrópico. Participou em diversos encontros de coros. A Convite da produtora DaMusTeArtes participou nos espetáculos “Elemento Ar” em 2013 e “Elementos Terra e Àgua” em 2013 realizados no Grande Auditório do Forum da Maia. Realizou os espetáculos da Primavera no Mosteiro de Moreira em 2013 e 2014. Colaborou em eventos dinamizados pelo Rotary Clube da Maia, salientando-se um flash mob realizado na feira de artesanato da Maia em 2013. Celebrou na casa das artes no Porto o dia do advogado em 2014 a convite da Ordem dos advogados. Tem apoiado a associação “Pais Prematuros”, destacando-se nessa parceria o concerto realizado no “Corpus Christi” em V. Nova de Gaia. Em 2015 representou a cidade da Maia na abertura da BTL (bolsa de Turismo de Lisboa) numa iniciativa do gabinete de turismo da Maia e do turismo Porto e Norte. Realizou os concertos temáticos alusivos aos descobrimentos em Vila do Conde na Alfandega Régia e o Concerto “entre o Sacro e o Profano” na Igreja do Carmo, também em Vila do Conde. Ainda em 2015 realizará o terceiro concerto da primavera no mosteiro de Moreira. Participou no espetáculo “Elemento Fogo” no Forum da Maia. Representou ainda, Portugal no festival internacional de coros em Praga na República Checa. Em 2016 salientamos a participação no IV encontro da primavera no mosteiro de Moreira, a Participação no espetáculo África na Exponor e na representação de Portugal no festival internacional de coros de Toscana, Itália. Em 2017 Honra com a sua presença o concerto comemorativo dos Caminhos de Santiago “Música no Caminho” Promovido pelo Gabinete de Turismo da Maia e pela Câmara Municipal da Maia. Em Julho do mesmo ano na sala Suggia da Casa da Música, participa no musical “Viagem no Tempo”. Em Agosto A Convite da Câmara Municipal de Vila do Conde realiza o concerto de Música Sacra “Amar o Mar”. Integra o Evento de 2017 da “Viagem Medieval em terras de Santa Maria”. Em 2018 Apresentou o Musical “THE QUEST” Na Casa da música e representou Portugal no festival internacional de coros da Croácia. Honrou os seus compromissos em encontros de coros concertos temáticos e da Primavera. Em 2019 Apresentou-se na Casa da Musica integrando o Musical “FREDOM Gospel & Blues” dando continuidade ao seu fantástico trabalho representando Portugal no Festival internacional de coros de Viena de Áustria, com passagem pela Croácia. Em 2020 inicia o ano com o concerto virtual dirigido Online pelo Maestro Samuel Santos a partir do Forum da Maia. Com mais de um milhão de visualizações online o Coral Vox Cantabile, em ano de Pandemia, mantém uma atividade intensa com ensaios online, tendo encerrado o ano letivo com um concerto intimista gravado no Mosteiro de Moreira sem público presencial para as redes sociais. 

Vox Cantabile assume a vontade de representar a Maia tendo como horizontes a gravação de projetos áudio, mantendo a participação em festivais nacionais e internacionais, promovendo encontros e eventos corais de câmara e sinfónicos na nossa cidade. É desde a sua fundação, dirigido pelo mentor e fundador do projeto o Maestro Samuel Santos.